10 Ferramentas de Marketing Digital que todo Coach precisa conhecer

O Coach, ou consultor, empresário, enfim o empreendedor digital enfrenta um grande dilema quando o assunto é Marketing Digital, pois ele não tem conhecimento de se manter atualizado devido à grande rapidez das mudanças. Assim, é muito importante as ferramentas de marketing digital que todo Coach precisa conhecer.

Atualmente, não há uma só atividade que não dependa do marketing digital para atrair leads (e-mails) e aumentar suas vendas, e com os coaches não é diferente. No entanto, muitos ainda não compreenderam a real extensão do poder que as mídias digitais possuem.

Você já deve ter reparado que, onde quer que você vá, a maioria dos olhos está voltada para uma tela de tablets ou smartphones, portanto é lá que seus clientes em potencial estão e é lá que você e seu negócio tem que estar também.

Porém, não basta estar, você tem que ser visto. Para isso é preiciso criar uma estratégia de atração dos olhos que interessam você e o seu público alvo, pois a cada dia que passa as mídias digitais ganham mais importância na estratégia de marketing.

Conheça as 10 ferramentas de marketing digital que todo Coach precisa conhecer

Toda empresa chega um momento que para crescer, serão necessários maiores esforços na área de marketing, e isso acontece também com o Coach. Por isso, é muito interessante as ferramentas de marketing digital que todo Coach precisa conhecer, porque é aqui que seu negócio pode escalar.

É muito importante saber quem são seus clientes em potencial e para qual área você é voltado. Assim, é fundamental que você defina para quem a sua estratégia de marketing será voltada, até para saber onde buscar o seu público alvo. Por isso, conheça algumas ferramentas de marketing digitais disponíveis para compreender como usá-las.

  • Webinar

Webinar é um seminário ou uma palestra que é feita através da internet, ela pode ser ao vivo ou gravado. Qualquer pessoa pode acessá-lo de qualquer lugar do mundo em tempo real. O Webinar pode combinar apresentações pessoais com partes gráficas (infográficos, gráficos, ilustrações, dados, etc.) e vídeos.

A muitas vantagens de se fazer um Webinar:

  1. Reuniões podem ser alcançadas em qualquer lugar, é uma ferramenta que os Top Players usam e faturam muito em poucas horas.
  2. Quantidade ilimitada de pessoas a participar. Imagine o tamanho do espaço para suportar cem pessoas, só que dessa forma você não depende de local físico que suporte tantas pessoas. Com o webinar pode-se fazer tanto com 5 pessoas, como com centenas.
  3. Há vários níveis de interatividade possíveis. Podem ser feitas votações e pesquisas; além de exibidas, perguntas e respostas.
  4. Obviamente  a locomoção, ou melhor, a não-locomoção. A audiência será onde você mais se sentir confortável, no trabalho, em casa ou em qualquer outro lugar que tenha internet.
  • Trello

A ferramenta Trello é especialmente útil para trabalhos em equipe, ou seja se você Coach tem um sócio ou colaboradores essa é um ótima opção.

O Trello é um site que pode ser acessado dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e Internet Explorer – não é necessário qualquer tipo de instalação. Ele é totalmente em inglês e gratuito, apesar de existirem recursos pagos mais elaborados (contudo, é possível utilizá-lo tranquilamente sem pagar).

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Os cartões com conteúdos podem ser compartilhados com qualquer um com cadastro no Trello, e as pessoas podem ser marcadas em múltiplos cartões.

Por exemplo, é possível determinar as funções de cada membro da equipe de trabalho ao marcá-lo em um “Card” diferente, de modo que todas as pessoas daquele “Board” estejam cientes sobre em cada um está trabalhando no momento – um ótimo jeito para monitorar o que todos estão fazendo.

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É uma ferramenta gratuita e super útil. Eu utilizo no meu negócio digital aqui na Agência do Coach e para auxiliar também no programa VenhaSerDigital, é fundamental para nossa organização.

  • Agenda Google

Google Agenda é um serviço grátis do Google para dispositivos Android ou navegadores. No iOS o app se chama Google Calendário.

O Google integra dois serviços: o Gmail e a Google Agenda. Essa junção ocorre de forma simples para que os usuários possam realizar tarefas práticas, como adicionar compromissos e ativar notificações via e-mail. Dessa forma, não têm como esquecer datas de aniversários, reuniões e outros compromissos. Também é possível personalizar o título, adicionar horário, endereço e seus convites recebidos pelo Google Agenda aparecem em alertas no e-mail.

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  • Autoresponder

Se você quer que seu negócio funcione no automático você preciso disso!

Autoresponder é uma ferramenta que integra seu site a um serviço de email marketing, que irá organizar sua base de e-mail, salvar em um local seguro e enviar e-mails em massa, além de emitir os relatórios de análise, envia mensagens automáticas programadas ou não.

É o serviço de e-mail marketing que é utilizado para os sites na captura de leads (e-mails). Mesmo sendo uma novidade no mercado, por exemplo de autoresponder é o Lead Lovers que vem atraindo cada vez mais clientes e profissionais de renome, como Conrado Adolpho, têm recomendado essa ferramenta pelo excelente custo-benefício que ela representa.

Ao assinar o serviço, a empresa garante que você terá em um mesmo lugar tudo que precisa para divulgar o seu negócio. Além do serviço de e-mail marketing, eles oferecerem a criação de página de capturas, área de membros e notificações via Facebook.

  • Redes Sociais

Ter uma página o Facebook é o primeiro passo para ingressar no mundo da divulgação digital, pois esta é a rede social mais acessada do mundo e permite um alto grau de interação com o seu público. Por isso, faça posts pequenos, mas sempre atualizados, originais e sobre assuntos relacionados à sua atividade e, principalmente, relevantes.

Pagar um valor mínimo por sua publicidade, o Facebook Ads pode reforçar a visibilidade do seu conteúdo no feed de notícias.

Se você tem facilidade em se comunicar oralmente, criar uma conta para a postagem de vídeos no Youtube também dá ótimos resultados para o Coach. Mas, você deve falar de forma atraente, direta e clara, e os vídeos devem ter ótima qualidade.

No LinkedIn você pode aumentar seu networking, interagindo com colegas de profissão e profissionais afins. Aproveite para entrar em fóruns e participar de grupos, onde você fortalecerá também cada vez mais a sua marca no próprio meio.

Já o Instagram pode ser usado com mais moderação. Ele também aceita pequenos vídeos, mas o forte são as fotos e o direct. Poste eventos promovidos por você ou dos quais participou, pequenos depoimentos de clientes, algumas dicas que crie desejos no público.

WhatsApp é utilizado para fazer relacionamento, criar autoridade e conquistar confiança do público. Feito isso facilita na momento de fazer a oferta final.

  • Casa na Internet

Se você quer um negócio que possa administrar de onde estiver, um negócio que funcione online que acompanha o avanço da tecnologia é preciso primeiramente construir a sua casa na internet.

Um site ou blog é possível que você faça um domínio próprio e o divulgue para que seus amigos e clientes possam encontrá-lo com facilidade. Nele você deve mostrar tudo o que tem a oferecer, sua história, suas conquistas, seu método, sua programação, enfim, o seu trabalho de coaching.

Quer saber como ter um blog idêntico ao meu? Clique aqui.

Gravar vídeos, fazer postagens nas mídias sociais sem ter para onde levar o tráfego estrategicamente é gastar muita energia e ter pouco resultado, ou retorno nenhum.

  • SEO Ranking no google

A SEO que significa Search Engine Optimization, é a otimização do conteúdo para sites de busca. É a atividade de aplicar algumas técnicas para melhorar a posição do site no ranking do Google, dando mais visibilidade à página e assim atraindo mais tráfego.

Ou seja, quando o seu público digitar no google e procurar por algum conteúdo, as práticas de SEO direcionará para a sua casa na internet.

Se o seu blog de alta conversão estiver configurado certinho, subir as imagens corretamente e outras práticas dentro do seu site/blog, o leitor ao digitar a palavra chave, o seu site/blog estará na primeira página do google para ser visualizada e clicada pelo público que pesquisa.

  • Conteúdo

O conteúdo é muito importante para você ter relacionamento com o seu público, pois é através dele que seus leads o conhecerão. Saberão que tipo de profissional você é, o seu nível de conhecimento e o que tem a oferecer.

E para ficar extremamente atualizado com o tema que você aborda eu sugiro conhecer o Google Alerts.

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Ao se cadastrar no Google Alerts você irá receber em tempo real atualizações sobre o seu nicho. Através das notícias você pode usar como conteúdo e enviar para seu público, dizendo o que você acha sobre a notícia, o que você não concorda e o porquê.

Ele monitora websites, discussões, e-books, blogs, vídeos. E o melhor: é gratuito.

  • Google Trends

Google Trends: Esta é uma ferramenta gratuita do Google. E pode ser considerada uma das mais importantes de todas as ferramentas. Exatamente. Desde pequenas empresas às maiores utilizam o Google Trends para encontrar quais palavras-chave são mais buscadas pelos usuários.

Com isso é possível montar toda uma estratégia para conseguir mais visualização e retorno em suas campanhas. Ela é uma ferramenta de busca muito, mas muito fácil de usar e bastante intuitiva. Ela também mostra as palavras-chave mais quentes do momento por região. Isso é muito importante verificar o crescimento por interesse de seu nicho.

  • Ferramenta de Atendimento

Existe duas ferramentas mais utilizada para atendimento de coaching. Para atendimento por Skype basta um computador/notebook com conexão de internet e que tenha o programa SKYPE instalado.

E a outra ferramenta é o ZOOM que permite você atender cliente individual ou várias pessoas um única vez, ou seja em grupo. Por lá você consegue gravar a aula, ver e conversar com todos em tempo real.

Portanto, assim como o Coach, o marketing digital é fundamental para levar você de onde está para onde quer chegar!

Gostou?

Até mais!

Raquel Sena
Mentora Digital para Coaches

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